skip to Main Content
+55 11 5666-5578 • 11 99836-1428 contato@heraartemisul.com.br
Fios De Berenice

Fios de Berenice

ORIGEM DO NOME DO PROJETO FIOS DE BERENICE

A MITOLOGIA É O ESTUDO DOS MITOS, DEUSES E LENDAS

Na mitologia grega os penteados ostentavam algumas fantasias, uma imagem quase utópica era particularmente visível nas principais divindades, que assumiam um ideal de beleza e perfeição corporal. Vénus, a deusa do amor, apresentava longos cabelos que exalavam um odor divino de Ambrósia. Diana, a deusa da caça confiava os seus belos cabelos louros aos cuidados das ninfas. Marte, o deus da guerra, apresentava também cabelos louros, no entanto curtos.

Quanto a Zeus e Apolo, além das características comuns aos outros deuses, tinham a particularidade de possuir barba. A punição dada pela deusa Atena à Medusa, outrora uma bela donzela que de todos os encantos que possuía os mais belos eram os cabelos, foi a de transformar os seus longos e belos fios de cabelo em horríveis serpentes, e dando aos seus olhos o poder maligno de petrificar todos aqueles em quem se fixassem. Medusa tinha poderes tão extraordinários que, entre outros, uma mecha de seus cabelos afugentava qualquer exército invasor.

Berenice, mulher de Ptolomeu, ofereceu a sua cabeleira a Afrodite para obter o regresso do seu marido da guerra. A cabeleira desapareceu do templo, e o astrônomo Cónon sugeriu que ela se tinha transformado numa constelação, que ainda hoje se chama Cabeleira de Berenice.

Crenças antigas sobre os cabelos diziam que estes conservavam as propriedades e uma ligação com os seres humanos, mesmo depois de cortados. Era por isso, e pelo facto de que estas características podiam ser absorvidas pelas pessoas que os possuíam, que os cabelos eram utilizados nos rituais de bruxaria, guardados como relíquias pertencentes a santos e heróis ou, muito simplesmente, por qualquer mãe que recolhia e guardava os cabelos do seu filho para o proteger de todo o mal.

Acreditando nesse poder de transformação que os cabelos possuem, e com o objetivo de ajudar as mulheres, em tratamento do câncer, resgatar sua autoestima, nesses momentos de tantas transformações, concebemos o projeto: FIOS DE BERENICE.

Esse projeto visa oferecer próteses capilares, gratuitas, às mulheres em tratamento do câncer.

PROJETO

O Projeto “Fios de Berenice” será realizado pela parceria do Instituto Hera ArtemiSul com apoio  das Entidades: Fraternidade Aca Laurência, Projeto Encantar, Grupo de Voluntários do Hospital Maternidade Interlagos, Aesul e Amesol, focando pessoas que, por doença ou tratamentos de saúde, gostaria de ter uma peruca, e também o público atendido pelas diversas Instituições e Hospitais Públicos do Município. O projeto pode ser realizado continuamente e se inicia com a busca, através de campanhas de arrecadação de mechas de cabelos, o material necessário para o processamento e fabricação de perucas. O projeto capacitará voluntários através de cursos profissionalizantes, para confecção das perucas.

As perucas prontas serão doadas para Entidades, Hospitais, Centros de Atendimentos a Portadores de Câncer, ou a quem delas necessitem, contribuindo pela melhoria da qualidade de vida dos envolvidos e seus familiares.

ESTUDO

O câncer corresponde a um grupo de várias doenças de células anormais que podem ocorrer em qualquer local do organismo e afetam pessoas de qualquer idade, sexo, raça ou condição financeira.

Após diagnóstico, pode ser tratado com cirurgia – para fins curativos ou controle de sintomas – radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapias alvo. Muitos casos exigem a combinação de mais de uma dessas modalidades.

A QUEDA DE CABELO – A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.

Os tipos de câncer que exigem um tratamento mais “forte”, como de mama, leucemias e linfomas, são muitas vezes combatidos com remédios que ocasionam a queda, em grande parte das ocorrências.

Além do câncer, outras doenças também podem afetar o organismo e promover a alopecia, como HIV, o escalpelamento.

OUTRAS DOENÇAS QUE CAUSAM QUEDA DE CABELO

Alopecia androgenética, Hipertireoidismo, Folículite, Sífilis, Alterações de peso, Obesidade, Doenças autoimunes, Supervitaminose de qualquer vitamina, Síndrome dos ovários policísticos, Hipersensibilidade à testosterona, Retinóides, Lúpus, Micoses, Eflúvio Telógeno, Seborreia, Hipertensão, Síndrome de má absorção, Problemas suprarrenais, Tricotilomania, Transtornos alimentares colobulimia e anorexia, Psoríase, Infecções que geram febre alta, Diabetes, Alopecia Andreata, Alopecia feminina e Disfunções hormonais.

Pensando nisso, a presidente do “Instituto Hera ArtemiSul”, que já teve familiares que passaram pelo mesmo processo do câncer e sentiu como é difícil uma pessoa ficar sem cabelos, e também a dificuldade de uma pessoa sem condições financeiras adquirir uma peruca, criou este projeto, que busca auxiliar os pacientes que sofrem de alopecia para que possam sentir-se melhor nesta fase do tratamento, e ainda, através de um processo de auxílio mútuo, oportunizar mulheres numa profissão.

JUSTIFICATIVA

Os cabelos são muito importantes para que a pessoa se sinta bem consigo mesma, de maneira que existe necessidade de proporcionar uma melhor qualidade de vida para pacientes calvos, que perderam seus cabelos em consequência de tratamentos ou outras doenças, e que muitas vezes não tem acesso a maneiras de elevar sua autoestima e nem mesmo possuem condições de arcar com o custo da compra de uma peruca de cabelos humano.

Aliado a isto, não há duvidas que é muito importante oferecer uma oportunidade profissional para as voluntárias, que através do curso profissionalizante oferecido pelo projeto, aprenderão a confeccionar próteses capilares, e consequentemente se tornarão multiplicadoras.

OBJETIVO GERAL

Construir um caminho de amor, num processo de arrecadação de fios de cabelos, processamento, confecção e doação de perucas, construindo para a melhoria da autoestima e da qualidade de vida do público alvo envolvido.

AÇÕES

  • Ampliar as parcerias para arrecadação de cabelos, contando com doações espontâneas de particulares, escolas, entidades, e salões de cabeleireiros.
  • Iniciar uma campanha de arrecadação de mechas de cabelos, através de divulgação em parceria com rede de comunicação, rede social, palestras e outros.
  • Promover cursos profissionalizantes para voluntárias;
  • Formar mulheres na confecção de perucas.
  • Encaminhar as perucas confeccionadas durante o curso para doação.
  • Doar as perucas para pessoas em tratamento do câncer, sem condições financeiras para adquiri-las.
  • Promover campanhas preventivas do câncer de mama, desta forma contribuímos para a conscientização das mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, como também, para a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais aprendemos lidar e mais encontramos apoio.
  • A confecção dessas próteses se dará através do trabalho voluntário de cabeleireiras/ costureiras e da doação de mechas de cabelos.

DADOS ESTATÍSTICOS

CÂNCER DE MAMA

Para o Brasil, estimam-se 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer também é o primeiro mais frequente nas mulheres das Regiões Sul (73,07/100 mil), Sudeste (69,50/100 mil), Centro-Oeste (51,96/100 mil) e Nordeste (40,36/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19,21/100 mil). Existe tratamento oferecido pelo Ministério da Saúde, através do SUS (Sistema Único de Saúde)

CRITÉRIOS

Para ser contemplado, o interessado deve apresentar um documento comprovando que é portador da doença, além de preencher um formulário com os dados para contato. Quem vai receber a peruca, após a análise das fichas, fica ciente do prazo, necessário para a confecção. A iniciativa também oferece cortes de cabelo gratuitos para aqueles que não têm condições de pagar.

“Viva em paz, com amor no coração. A estrada é longa e muitos são os atalhos, não se deixe iludir. … Tranquilize seus pensamentos e sinta toda a sua força interior, recrie assim, uma nova maneira simples de viver.”